domingo, 22 de novembro de 2009

A tradição do bolo de casamento



O bolo de casamento começou a ganhar popularidade a partir do século XIX. Para a maioria das pessoas o bolo de casamento era apenas um simples bolo de creme gelado com um só andar e sem enfeite algum. Para a realeza, os bolos tinham muitos andares e eram usados para alimentar os muitos convidados nas festas de casamento. Dizem que quanto mais andares o bolo tinha, mais ricos eram os anfitriões.


Os Bolos de Casamento e as Tradições


Segundo um antigo conto de noivas, a mulher solteira que dormisse com um pedaço de bolo de casamento embaixo do seu travesseiro teria doces sonhos do dia do seu casamento.

Muitos casais guardam o último andar do bolo de casamento no freezer e quando completam o primeiro aniversário de casamento eles tiram o bolo do freezer, descongelam e o comem para celebrar a data. O problema é que o gosto do bolo não chega nem perto comparado ao do dia do casamento!




O corte do Bolo de Casamento


O corte do bolo é uma parte muito importante da festa de casamento. Os noivos cortam o primeiro pedaço de bolo e recebem os aplausos de seus convidados enquanto o fotógrafo do casamento registra o momento. O casal quase sempre pega um pedaço de bolo e serve um ao outro, mas há alguns casais que preferem, num ato de alegria, esmagar seus pedaços de bolo nos rostos uns dos outros. É sempre bom decidir este procedimento antes do casamento, pois a maioria das noivas não vai querer ter sua maquiagem arruinada por uma “bolada” no rosto!

O bolo cenográfico também é muito utilizado, neste caso o corte é simbólico e o bolo é servido aos convidados em pratinhos vindo diretamente da cozinha.

 



Tipos de Bolos de Casamento

Os bolos de casamento podem ser decorados em diferentes formas, cores e sabores. O casal pode decidir servir para seus convidados bolos redondos tradicionais ou então bolos retangulares, com vários andares, ou separados, quadrados, decorados como caixas de presente, intercalados com vidro e flores. Devido aos diversos modelos de bolos de casamento disponíveis hoje, é ideal que você veja e compare vários estilos antes de tomar sua decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário